Histórico


No segundo semestre de 2008 iniciamos o contato entre algumas entidades estudantis de filosofia no Rio Grande do Sul com o intuito de construir coletivamente as pautas específicas da filosofia entre os estudantes da região.  Realizamos nos dias 25 e 26 de outubro de 2008, o 1º Encontro Estadual dos Centros e Diretórios Acadêmicos de Filosofia, sediado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pelo Diretório Acadêmico de Filosofia da referida instituição, recebendo ainda auxílio financeiro do ANDES-RS e da SEDUFSM, onde tivemos um primeiro contato com estudantes de filosofia de outras instituições e um diagnóstico de suas questões locais. Estiveram presentes representantes estudantis das seguintes Instituições de Ensino Superior: CADAFI/UFRGS, DAFIL/UFSM, CAJOB/IFIBE, PUC-RS, UCPEL, DAFIL/UCS, UNIFRA, CAFIL/UNISC e DAALL/UPF. Além dos representantes da Associação Brasileira dos Estudantes de Filosofia (ABEF). Ao final, deliberamos entre outras propostas, a organização do 1º Encontro Regional dos Estudantes de Filosofia da região Sul para maio de 2009.
 
      Apesar da decisão tomada, não conseguimos colocá-la em prática no primeiro semestre de 2009 e, para suprir a falta de experiência dos estudantes de filosofia no Movimento Estudantil, optamos por chamar o 1º Seminário de Formação Política da região Sul indo ao encontro das deliberações do IV Congresso Brasileiro dos Estudantes de Filosofia realizado entre 19 e 26 de julho de 2009 e o Plano Nacional de Formação da ABEF aprovado naquela oportunidade. Assim, entre 06 e 08 de novembro de 2009, realizamos o 1º Seminário de Formação Política da ABEF na região sul, cuja sede foi o Diretório Acadêmico de Filosofia da Universidade de Santa Cruz do Sul. Após importantes debates sobre a conjuntura do Movimento Estudantil, sobre o papel da juventude na atuação política e, principalmente, sobre a necessidade de agirmos para transformar a sociedade, realizaram uma plenária final que, novamente, deliberou a realização do 1º Encontro Regional dos Estudantes de Filosofia da região Sul numa IES particular, devido a situação precária dos cursos nessas instituições, com o indicativo para que Passo Fundo a sediasse.

      Diante disso, por entender a necessidade de compreendermos a estreita relação que há entre a Academia e nossa realidade social, faz-se necessário também compreendermos o vínculo entre o teórico e o prático, o visto e o vivenciado. Desse modo, é imprescindível a criação de um espaço de discussão, reflexão e formação crítica, a partir do qual poderemos pensar estratégias de intervenção dentro e fora da universidade. Neste sentido viemos aqui apresentar o I Encontro Regional dos Estudantes de Filosofia da Região Sul, promovido pelo MEFIL-SUL e pela ABEF,   sediado pelo Diretório Acadêmico América Latina Livre/UPF e pelo Centro Acadêmico João Berthier/IFIBE com o tema “A formação do educador/professor de filosofia”. Tal espaço vem no sentido de se firmar como uma atividade permanente dos estudantes de filosofia com o objetivo de definir suas estratégias de atuação na região sul bem como preparar-se para intervir nos eventos nacionais da ABEF, a saber: o Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia e o Congresso Brasileiro dos Estudantes de Filosofia.