terça-feira, 13 de julho de 2010

Breve avaliação do I EREFIL SUL


Por Arthur Bispo de Oliveira*

A realização do I Encontro Regional dos Estudantes de Filosofia do Sul foi consequência da Reunião dos CAs/DAs de Filosofia do RS realizada em 2008 na UFSM, chamada pelo DAALL/UPF e pelo DAFIL/UFSM, juntamente com a ABEF. Naquela oportunidade, constatamos as dificuldades enfrentadas pelo estudantes de filosofia e deliberamos a realização do I EREFIL SUL voltado à discussão do ensino de filosofia, além das questões organizativas inerentes ao Movimento Estudantil na região através da Associação Brasileira dos Estudantes de Filosofia.

Porém, em 2009 não foi pra frente a proposta de realizar o I EREFIL SUL na região metropolitana, pois a PUC/RS, sugerida para ser sede, não deu retorno positivo. Diante disso, resolvemos realizar o I Seminário de Formação Política da ABEF para termos acúmulo para fazer o encontro. O DAFIL/UNISC se propos e realizou tal atividade ano passado, contudo, a participação foi aquém do esperado. Mesmo assim, a realização do I EREFIL SUL foi ratificada pelos presentes e pela ABEF e a UPF indicada como sede. Em novembro de 2009 o DAALL/UPF aceita a indicação e inicia a empreitada a partir do projeto elaborado no I SFP.

O I EREFIL SUL foi realizado nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2010 em Passo Fundo/RS, pelo DAALL/UPF, pelo CAJOB/IFIBE com o apoio da ABEF. Reduzimos ao máximo o valor das inscrições para facilitar a participação do pessoal de toda a região e, por isso, encerramos o evento com um pequeno déficit inclusive. Ao todo, mais de 130 estudantes se inscreveram no blogue do evento, mas tivemos aproximadamente 80 participantes devido ao custo do transporte de algumas instituições.

Participantes: UPF, IFIBE, UNIJUÍ, UCS, UCS Vacaria, UFSM, UNIFRA, UFRGS, IPA, UFPEL, UFFS, UFSC e UNIOESTE.
 
Politicamente, avalio que o I EREFIL SUL foi muito além das expectativas, pois não sabíamos ao certo o nível de discussão sobre o Movimento Estudantil dos participantes. A Plenária Final do I EREFIL SUL demonstrou que apesar de pequenos problemas inerentes a um evento desse porte, as manifestações sobre a programação e as discussões suscitadas foram muito positivas. Além disso, consolidamos a construção do Movimento Estudantil de Filosofia pela base e não pela vontade de alguns, isso com certeza irá contribuir para que a nossa participação na ABEF seja muito proveitosa e que o II EREFIL SUL, que será na UFSC, agregue mais estudantes, principalmente, os estudantes do Paraná que só estiveram presentes pelo CAFIL/UNIOESTE.

Fico feliz por ter sido bem participativa a postura dos camaradas após as discussões das mesas, sendo que alguma estouraram o tempo estipulado devido a isso. Mas me pareceu que os Grupos de Discussão (Movimento Estudantil; Reforma Universitária e Reforma Curricular) foram os principais espaços de intervenção de ampla maioria dos participantes. Sabemos que a discussão foi inicial e que pouco foi deliberado, haja vista que o papel dessa edição era justamente reforçar a necessidade de nossa organização e, com certeza, daqui para frente iremos apronfundar cada tema pertinente ao MEFILSUL e a ABEF.

* Secretário de Articulação Política do Diretório Acadêmico América Latina Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário