segunda-feira, 11 de abril de 2011

II Encontro Regional dos Estudantes de Filosofia




Local: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Trindade, Florianópolis – Santa Catarina.

Data: O evento ocorrerá entre os dias 13 e 15 de maio (sexta, sábado e domingo) de 2011.

Tema: A Filosofia nos dias de hoje: Ensino, Pesquisa e Extensão

A função social do filósofo e o seu papel na sociedade é pouco explorada dentro dos debates universitários e também na sociedade de maneira geral. Esse tema vem com o intuito de aprofundar essa discussão, uma vez que consegue dialogar com diversas áreas do saber Filosófico, não se restringindo a uma única abordagem ou tema, o que garante debates, críticas e outras problemáticas, além de convidar não só estudantes de Filosofia, mas também estudantes de outras áreas, frisando a importância do conhecimento interdisciplinar, e também a comunidade.

Justificativa: Pensado e preparado para reunir discentes, docentes e técnicos administrativos em torno de atividades científicas, artísticas e culturais, o Encontro Regional de Estudantes de Filosofia Sul é uma forma de ampliar o debate acadêmico e possibilitar o diálogo entre diversos assuntos que giram dentro e fora da universidade relacionados e que interferem no mundo do estudante de filosofia.

O EREFIL SUL vem como um espaço de debate e estudo para os estudantes de filosofia sobre assuntos variados que buscam dialogar com a “Profissão Filósofo”. E tem como papel importante estar se organizando para discutir sobre os passos futuros do movimento estudantil da filosofia na região, inclusive da criação de uma executiva ou conselho regional sul, ainda por ser nomeada, sentindo a importância de estar pensando o movimento que deve atuar nas diferentes áreas de formação do Filósofo.

É visível a necessidade de fortalecer tal movimento estudantil nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para que esses possam atuar de uma maneira dinâmica e expressiva no cenário nacional. Uma vez que residem nestes cerca de um terço das escolas de graduação em filosofia do país (mais de quarenta escolas).

Dúvidas: Em caso de dúvida entre em contato com a Comissão Organizadora do EREFIL SUL II: coerefil@gmail.com, especificando o assunto do email como DUVIDA.






Nenhum comentário:

Postar um comentário